DAR MAIS
- Marco Alves
- 27 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2023

Cantei, muitas vezes, esta música nos escuteiros.
Por vezes, cantamos sem perceber a verdadeira mensagem da letra.
Hoje, apeteceu-me recordá-la, não por alguma situação especial comigo, mas porque, cada vez mais, me apercebo que aqueles valores (tão preciosos) parecem que se vão desnaturadamente dissipando nesta sociedade em acelerada degeneração.
Entristece observar que as pessoas encaram as relações (de amizade) como um jogo de futebol. Todos querem ganhar nas suas opiniões. Não honram as regras do jogo, não respeitam a outra equipa. Importa ganhar, seja com rasteiras ou de que forma for.
A vida não é um jogo de futebol! Nela somos os jogadores e os árbitros. Somos nós que devemos saber como jogar e julgar.
Já joguei dessa forma e perdi… Agora (mais tardiamente) reconheço que fui vencedor, pois esse jogo permitiu-me jogar de forma diferente e não cometer os mesmos erros.
As relações e respeito são muito mais importantes e fulcrais para uma vivência sadia em sociedade e principalmente em grupos mais restritos. Infelizmente, as redes sociais, por exemplo, criaram um escudo de conforto para cada um dizer o que pensa de uma forma direta, aquilo que não conseguimos dizer até pessoalmente, e mesmo reproduzir aquilo que os outros pensam, somente porque tem muitos “likes” ou comentários. Ninguém é, nem nunca será, dono da razão. Somos apenas donos de nós próprios e da conduta que queremos seguir.
Respeitem-se as opiniões, os clubes, partidos, etc… respeitemo-nos a nós próprios!
Abracem os amigos, incentivem as coisas positivas, ignorem as negativas. Ajudem a construir e desconsiderem a destruição.
Ser um sinal de algo positivo, acrescentando algo ao inóspito. É verdade que, quando dás um pouco de ti, recebes ainda mais. A tua partilha preencherá o teu coração e talvez daqueles que te rodeiam.
A negatividade só acarreta tristeza e causa um enorme desgaste em nós…
A positividade faz com que o que vejas em teu redor seja sinónimo de felicidade e bem-estar.
Depois de também ter passado por esta fase de negativismo, sinto-me agora mais liberto… sinto-me muito, mas mesmo muito, mais feliz. Descobrindo mil harmonias belas, irei continuar a “Dar mais” e tentar trazer outras vozes para “cantar” comigo esta linda canção que é a VIDA! A vida que já começou há muito tempo!
Como dizia, Baden Powell, o fundador do escutismo:
"Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade
é contribuir para a felicidade dos outros.
Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes
e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes
sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo
e fizestes todo o possível por praticar o bem."
Se a tua voz trouxer mil vozes pra cantar,
Vão descobrir mil harmonias belas que ao céu hão de chegar.
Fica mais rica a alma de quem dá,
Chega mais alto o hino de quem vive a partilhar!
Tu tens de dar um pouco mais do que tens, Tens de deixar um pouco mais do que há. Se vais ficar muito orgulhoso, vê bem, Tens de te lembrar! És um grãozinho de uma praia maior E deves dar tudo o que tens de melhor Pra avaliar a tua alma há leis: Tu tens de dar um pouco mais do que tens!
O tempo vai e de um rapaz um homem vem
Sem medo vê o seu destino vai em frente pra servir o bem.
É tão profunda a mensagem que chegou,
São tão seguras e claras as lições que ele tirou.
Joseph, king of dreams "More than you take"
Marco Alves, 26 de janeiro de 2023
Comentários